segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

Conclusão do curso de Moda

Olá!

Tem alguém aí? haha
Fiquei afastada do blog e de várias outras coisas justamente porque estava ocupada com o trabalho de conclusão da faculdade. Pois é, esse ano eu me formei em Moda! :D

Ao longo do caminho houve alguns tropeços, desde mudança no tema do trabalho, costurar 11 peças de roupa sozinha em menos de 1 mês, até o tropeço literal durante apresentação final (minha cara fazer isso), mas no final tudo correu bem, estou satisfeita e pronta para novas empreitadas.

Minha monografia - Memento Mori: As faces da Era Vitoriana na moda atual - tratou de 4 sub-temas: a moda vitoriana, a Exposição de 1851, o luto vitoriano e o verde de Scheele. Na coleção final (7 looks, 6 foram confeccionados) eu busquei contrapor a vivacidade e exuberância com a morte e o macabro. Muitas imagens em frente!


Fotos do meu caderno de processos! Colagens, estudos, rascunhos, amostras... tem de tudo aí!

A coleção completa foi apresentada na Banca Externa. Basicamente, cada aluno entrega uma monografia, monta um painel com cartela de cores, tecidos, croquis, que é apresentado verbalmente para os convidados, e depois há um desfile. Tudo isso é avaliado pela banca.

No dia dessa apresentação  virei a noite acordada tentando terminar as coisas que faltavam e não comi nada porque estava muito nervosa. Além disso a apresentação, que era à noite, atrasou um bocado. Ou seja, na hora de apresentar eu mal conseguia parar em pé, com dor de cabeça, náusea e vontade de chorar. Não foi muito legal, não haha. Não façam isso.

Minha cara até tava combinando com o tema hahaha :(

Modelos da Casa Agência logo antes do desfile

O desfile foi no auditório da FASM, então não é uma passarela reta comum

Os alunos que tiram entre 9 e 10 na Banca Externa participam do Fórum FASM, onde desfilam suas coleções completas (a não ser os de acessórios, infantil, figurino e tal). Quem tira entre 8 e 9 participa de uma Performance durante o Fórum, com apenas 2 looks - eu fiquei nessa parte!

Foi aí que os RHS me traíram lol

Ah, eu também fiz uma sessão de fotos com uma modelo, para criar um catálogo conceitual da coleção. Estava com dificuldade em encontrar um lugar adequado para as fotos, mas uma professora gentilmente cedeu a casa do pai dela para eu fotografar. Foi muito divertido, é uma casa antiga e cheia de histórias! (obrigada, Paula! :D)

Só um parênteses, achei bem engraçado que quando eu usei lolita no Fórum, um modelo falou que parecia que meu vestido era da Baby, mesmo sendo da Bodyline! Valeu, moço i-i haha





  
A modelo era uma fofa, a Aleandra da Oxx Agency :)

Pra quem se interessar, minha monografia em livro e em CD + fotos ficarão disponíveis para consulta na biblioteca da Faculdade Santa Marcelina em Perdizes. Mas se alguém precisar de referência, pode me pedir o PDF. Estou aberta a dúvidas sobre como é fazer faculdade de moda, o processo do trabalho, como foi e tal :D

Por fim, agradeço a todos que me ajudaram direta ou indiretamente! Família, amigos, colegas, modelos...

Agora estou tirando umas férias pessoais - se bem que minhas "férias" sempre envolvem desenhar, costurar, tirar fotos... ou seja, nada muda, exceto a ausência de prazos de entrega haha. Mas isso e detalhes da minha viagem em janeiro são assuntos para outros posts!

Espero que tenham tido um feliz Natal/festas e que tenham também um ótimo Ano Novo!

Até a próxima!

Um comentário:

  1. Interesting clothes :)
    BLOG M&MFASHIONBITES : http://mmfashionbites.blogspot.gr/
    Maria V.

    ResponderExcluir

Adoraria ler seus comentários!

Contato

shirayukin@hotmail.com
juliana.pomon@gmail.com