terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Lolita: Sub-estilos (PT)




Lolita é dividido em sub-estilos. Os mais conhecidos são Gothic, Sweet e Classical Lolita. Punk é muitas vezes mencionado, but não é realmente tão popular quanto os outros três. Existem muitos outros sub-estilos, também frequentemente citados, mas considero que muitos destes são raros, fora de moda ou simplesmente não diferentes o suficiente dos estilos básicos para merecerem uma categoria própria.
Ao mesmo tempo, outros sub-estilos crescem a cada dia e ainda não têm nomes especiais. Isso é parte do desenvolvimento da moda: alguns estilos são passageiros, alguns se desenvolvem com o tempo, mantendo-se atuais, e outros têm a capacidade de atravessar os anos sem mudar.
Aqui está uma lista da maioria dos estilos de Lolita de que eu ouvi falar ou li sobre (com algum grau de corroboração), mesmo que eu não "concorde" com eles, e uma breve explicação e opinião sobre cada um. Note que eu os descrevo sob uma perspectiva ocidental. Os comentários sobre a popularidade de cada sub-estilo podem não ser verdadeiros para Japão/Ásia.

♦ Bittersweet
Significa "agridoce". Esse termo foi cunhado recentemente na comunidade Lolita ocidental. Significa uma roupa de estampa Sweet, porém em preto.
Pessoalmente, considero esse termo supérfluo, mas cada vez mais pessoas usam.

♦ Casual
Para uma roupa sem a "obrigatória" anágua, ou que tem uma malha ou camiseta bonitinha no lugar de uma camisa. Um look simplificado ou casual.
Às vezes confundido ou misturado com outros estilos japoneses.

♦ Classical
Provavelmente o estilo com maior influência histórica. Em geral tons ricos, cores neutras e apagadas, com uma aparência mais madura. Flores, camafeus e objetos antigos são temas comuns, e a elegância é a principal característica. Pode variar entre algo muito parecido com roupas elaboradas mainstream e praticamente um traje de época.
Estampas de pinturas clássicas têm sido populares recentemente.

♦ Country
Inspirado na zona rural/campo, diz-se que está entre Classical e Sweet. Raramente visto sem chapéus e acessórios de palha. Estampas comuns são flores e xadrez vichy.
Esse estilo não é mais tão popular hoje em dia.

♦ Creepy-cute
Um dos estilos novos, mistura a estética Sweet com um pouco de Punk e acessórios "assustadores", como laços com olhos e morcegos. O esquema de cores comum é tons pastel com toques de preto.

♦ Deco
Uma mistura entre Lolita e moda Decora. Uma roupa lolita, com uma grande quantidade de pequenos acessórios de cabelo e sobreposição de peças coloridas como em Decora.
Uma moda que teve vida curta, mas tem características em comum com OTT Sweet.

♦ Ero
Teoricamente, um estilo mais adulto com corsets (e outras roupas de baixo antigas) aparentes, meia-calça de renda, e não tão recatado quanto os outros (mas ainda recatado de certa forma).
É geralmente aceito que este estilo é muito difícil de se acertar, então continua no campo teórico.

♦ Gothic
Predominantemente cores escuras, tons ricos e um pouco de branco, influenciado tanto pela arquitetura Gótica Medieval quanto pela subcultura Gótica ocidental. Frequentemente tem elementos como morcegos, cruzes, caixões, rosas e catedrais. Pode ir de muito elegante até bastante assustador.

♦ Guro
Da palavra "grotesco", este estilo tenta retratar uma "boneca" quebrada, doente ou machucada. Associado com vestidos brancos (às vezes com tema hospitalar) cobertos de sangue falso, e o uso de tapa-olhos.
Esse estilo não é mais muito popular para uso no dia-a-dia.

♦ Hime
Significa "princesa" inclui elementos como pequenas coroas, pérolas e jóias. Os vestidos parecem com os usados pelas princesas de contos de fadas ou são baseados na realeza histórica. Às vezes influenciado pela moda japonesa Hime-Gyaru.
Esse estilo é raramente visto hoje em dia.

♦ Kuro/Shiro/Cores
No Japão, um look inteiro de uma cor é chamado de "cor"-lolita. Os mais populares e reconhecidos no ocidente são Kuro e Shiro (preto e branco, respectivamente), mas também é possível encontrar Pinku (rosa), Mizuiro/Sax (azul), et cetera.
O estilo da roupa não importa, apenas a cor.

♦ Old-school
Termo usado para descrever roupas que eram populares antes das mais recentes perucas coloridas e acessórios exagerados. Inclui acessórios que hoje seriam considerados fora-de-moda, como o acessório de cabelo retangular e os sapatos grandes e escuros.

♦ Ota
Vem de "otaku", é usado para descrever alguém que conhece Lolita apenas através de anime e mangá e se veste seguindo essas referências, sem compreender completamente a estética do estilo.
Pode ser considerado pejorativo.

♦ OTT-Sweet (Kote)
Um estilo muito difundido hoje em dia, significa "exagerado" (over-the-top): estampas Sweet em uma miríade de tons pastel, perucas grandes lembrando doces, muitos acessórios de cabelo. Pode ter características em comum com outros estilos japoneses como Decora, Spank, Pop e Fairy-kei.

♦ Punk
Uma mistura entre Lolita a moda Punk, com um equilíbrio difícil de se conseguir. Uma estampa comum é o xadrez, e também tecidos "rasgados" e não comumente vistos em Lolita, além de acessórios e detalhes próprios do Punk.
Este estilo é considerado um dos quatro maiores, mas não é mais tão visto.

♦ Qi
Baseado em roupas tradicionais chinesas, especificamente qipao/cheongsam, mas modificadas para atender à silhueta e estética lolita.
Muito raro e difícil de se montar.

♦ Sailor
Inspirado em uniformes de marinheiros, cores comuns são branco, azul marinho, preto e vermelho, com listras horizontais e às vezes estampas com tema de oceano ou navios.
Talvez seja considerado um tema ao invés de um sub-estilo, mas é bastante popular.

♦ Sweet (Ama)
Um dos estilos mais "infantis", tem uma grande variedade de cores, do preto (às vezes chamado de Bittersweet) ao branco com menção especial aos tons pastel, e uma grande variedade de estampas, de pequenas flores a brinquedos a cupcakes.
A maior parte dos sub-sub-estilos nasceram do Sweet (OTT, Bittersweet, Hime, Deco...).

♦ Wa
Baseado em roupas tradicionais japonesas, kimono, yukata e hakama, mas modificados para atender à silhueta e estética lolita.
Raro e difícil de se montar, mas talvez não tão raro no Japão.


Lolita pode ser combinado com vários outros estilos como Steampunk, Dolly e Fairy-kei, Mori Girl, Gyaru e Cybergoth, mas esses híbridos são relativamente raros e, no momento, creio que não seja necessário criar categorias novas para eles.
Além de sub-estilos, existem "temas" comuns usados em Lolita. Isso quer dizer que eles podem ser de qualquer sub-estilo, mas os elementos e o visual seguem um tema. Por exemplo, você pode ter uma roupa Gothic com tema Alice ou Sweet com tema Alice. Mesmo tema, sub-estilos diferentes. Estes incluem:

♦ Alice
Alice no País das Maravilhas e Através do Espelho é um dos temas preferidos em Lolita, tanto em estampas quanto na forma de vestidos que copiam o usado pela personagem principal, particularmente na animação da Disney.

♦ Fandom (Fãs)
Às vezes as pessoas gostas de expressar seu amor por uma série através de suas roupas, e Lolita não é exceção. Geralmente é usada uma estampa relacionada ao programa e alguns acessórios que imitam os utilizados pelos personagens.

♦ Maid
Inspirado nas clássicas empregadas domésticas francesas, geralmente um vestido de cor escura com um avental branco e um acessório de cabeça próprio ou bonnet. Às vezes uma vesão Sweet, com cores claras, pode parecer mais uma garçonete retrô do que uma maid. A maioria das pessoas toma cuidado com esse tema porque pode parecer uma fantasia.

♦ Militar
Ispirado nas linhas retas e formas fortes dos uniformes militares, geralmente tem cores escuras, verde e cáqui, borlas, medalhas, botões de metal e estampas de camuflagem.

♦ Enfermeira
Baseado no uniforme de enfermeiras, na maioria vestidos brancos com detalhes em vermelho e cruzes quadradas. O chapéu de enfermeira é um acessório comum. Muitas vezes usado junto com o sub-estilo Guro.

♦ Pirata
Chapéu de três pontas (tricórnio), botas, coletes e saias com bustle são comuns em Lolita de tema pirata, às vezes até com adereços que lembrem um marujo.

♦ Escolar
Esse look é alcançado através de saia plissadas, suéteres, blazers com emblemas, mochilas vintage e outros elementos normalmente associados com uniformes escolares.

♦♦♦

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adoraria ler seus comentários!

Contato

shirayukin@hotmail.com
juliana.pomon@gmail.com