domingo, 21 de dezembro de 2014

O Universo de Miyazaki | Otomo | Kon

 Oi!

Um tempinho atrás fui com uma amiga passear pela Liberdade e ver a mostra de diretores japoneses da Caixa Cultural. Originalmente o plano envolvia ir ao karaoke (não sei se já mencionei, mas sou viciada), mas infelizmente o Porque Sim estava com a agenda lotada D: ficou pra outro dia...


Ela me levou pra conhecer a creperia Hachi, eu gostei bastante! Nunca tinha comido esse tipo de crepe e era bem gostoso. O ambiente também é legal, com essa parede e post-its onde os clientes podem desenhar, escrever e rabiscar. É uma mistura de desenhos fofos, nomes de bandas e palavrões. Deixamos nossa marquinha lá também. Seria legal se aumentassem o espaço para escrever, já está bem cheio!


Eu pedi um crepe especial, só que sem frutas e sem chantilly (sou dessas), com sorvete de chocolate, calda de doce de leite e com creme de Ovomaltine. Não parece muito impressionante mas é gostoso! Acho que ganhei algum tipo de ~prêmio cliente que mais faz sujeira ao comer~


Ela pediu um crepe no prato de banana e canela. Vem com sorvete de creme e calda de caramelo, se não me engano. Parecia muito gostoso e bem mais prático, sem fazer tanta sujeira!

Depois fomos para a Caixa Belas Artes, que eu não conhecia mas achei muito bonita. Era o primeiro dia da mostra, com várias atividades: a primeira aula do curso focado no Hayao Miyazaki, sessão do filme Kaze Tachinu, e depois um debate. Gostaria de ter ido também a uma das aulas de mangá, mas o horário batia com o do curso e era na Sé.

A parte da aula do Jansen Ravera foi bem interessante, começava falando da animação ocidental e depois passava para a japonesa, mostrando as diferenças entre as duas e explicando como várias das saídas estilísticas, nos dois casos, muitas vezes são consequência de limites da verba dos estúdios. 


Depois da aula, assistimos Kaze Tachinu/Vidas ao Vento, do Hayao Miyazaki. Não tinha assistido ainda e não vou dar spoiler para ninguém (apesar de não ter muito o que spoilear, sinceramente), só vou dizer que definitivamente não é meu filme preferido da Ghibli.


Na entrada da mostra nos entregaram esses livretos muito bem-feitos (exceto pelos inúmeros erros de digitação), tem a biografia dos diretores e um pouco sobre cada um dos filmes exibidos.

 Mesmo antes de começar o debate, eu e minha amiga já estávamos debatendo fervorosamente, haha. O tema era "Miyazaki, Otomo, Kon - Clássicos ou Transgressores?", mas os próprios oradores acharam o título meio nada a ver. O fato é que eu não prestei muita atenção porque a gente continuou nosso próprio debate de antes :P

Até teve um momento em que os dois debates se cruzaram, e eu realmente queria falar minha opinião, mas sou o tipo de pessoa que tem muita vergonha de falar em público, só de pensar em me expressar já fiquei tremendo e com o coração acelerado (sim), até que perdi minha deixa e acabei não falando nada...

Sapatos e meias Bodyline, bolsa L@b, o resto é handmade.

Eu gostei muito de ter ido, adoro atividades assim com os amigos. Gostaria ainda mais de ter ido em outros dias, nas outras aulas e principalmente de assistir Memories (Otomo, Kon, Yoko Kanno e Madhouse! <3) mas fica difícil ir pra Sampa várias vezes e nesse horário. Para quem pode, ainda tem filmes em cartaz até dia 23/12, R$5 a meia e R$10 a inteira.

Quem foi/vai, não deixe de me contar o que achou!
Até a próxima ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adoraria ler seus comentários!

Contato

shirayukin@hotmail.com
juliana.pomon@gmail.com