terça-feira, 28 de junho de 2016

Animação

Olá!

Sempre gostei de assistir a desenhos animados, fossem cartoons ou animes, mas no último ano passei a me interessar mais por como eles são feitos. Adoro aprender coisas novas por mim mesma, então resolvi que queria aprender animação 2D!

Fiona e Cake de Hora de Aventura

Como sempre, minha maior professora até agora tem sido a internet. Claro que existem vários cursos e livros interessantes sobre o tema, inclusive estou considerando comprar o mais famoso, "The Animator's Survival Kit", mas sabe como é... nada melhor do que quebrar os estereótipos de que na internet só tem porcaria (leia-se: a grana é curta haha).


  


Todo mundo começa com o famigerado exercício da bolinha 

Para quem também se interessa, hoje vim compartilhar alguns dos recursos online totalmente gratuitos que vêm me ajudando a aprender sobre a arte da animação. São em inglês, mas em geral têm muitas imagens que facilitam o entendimento.

E pra quem não se interessa, incluí um monte de gifs das minhas tentativas~ :D

Minha primeira animação andando

Conhecer os 12 princípios básicos da animação é um dos primeiros passos, eu acho. Sobre essa fundação é contruído todo o resto. A lista original foi criada por Ollie Johnston e Frank Thomas no livro The Illusion of Life. Acho que os vídeos desse canal no YouTube explicam bem os conceitos!

Super lista contendo 51 sugestões de exercícios para treinar sua animação, divididos por nível de dificuldade. Pra mim foram (e continuam sendo) muito úteis. Animação é uma daquelas coisas que não dá pra ficar só na teoria: tem que testar na prática tudo o que aprendeu, e durante esses testes se aprende mais e mais. A maioria dos gifs desse post saíram de exercícios dessa lista.

Minha tentativa dos exercícios 13-Salto e 14-Levantando de um assento. Referências de vídeos ou até de você mesmo são muito importantes! 



Essa playlist no YouTube tem tutoriais bem práticos e úteis sobre diversos aspectos dentro da animação, como composição, design de personagens, etc. Engloba todo o processo de se produzir um curta, não apenas o desenho dos frames em si.

Vlogs do RubberOnion
São vlogs de um animador que decidiu fazer um curta de animação inteiro sozinho. É muito interessante por ser muito real: ele lida com bloqueio criativo, mudanças de planos, coisas da vida que acontecem e às vezes impedem projetos pessoais assim de seguirem em frente - e pra mim isso é estranhamente inspirador. De qualquer forma, o RubberOnion mostra várias etapas de seu processo de animação e até coisas como criar seus próprios efeitos sonoros e dublagem.

Virando a cabeça: sem emoção e com emoção

Pra quem já está um pouco mais avançado, o 11 Second Club é uma oportunidade para treinar mais. Todo mês eles disponibilizam um áudio de 11 segundos com algumas falar tiradas de um filme ou seriado. Para participar do concurso, "basta" enviar sua animação com personagens encenando aquelas falas! O prêmio é só satisfação pessoal, eu acho, mas o importante mesmo é ir postando nos fóruns para receber um feedback dos coleguinhas. Nunca participei até o fim, mas pretendo!

Além dos tutoriais de animação em si, acho que também vale a pena estudar outros assuntos relacionados: desenho, arte digital (se for o caso, eu prefiro animação "tradigital" a flash), composição, cinema (se a intenção for animar um curta, por exemplo)... Então aqui vão as minhas sugestões:

Para arte digital. Gosto principalmente dos vídeos mais antigos, com críticas de desenhos e tutoriais. Há também um fórum de mesmo nome.

Vídeos com várias dicas e tutoriais sobre desenho e arte digital, e a voz do moço é tão boa de ouvir haha.

Vídeos bem-humorados analisando curtas indie e dando dicas ótimas sobre como filmar (ou animar, né não) seu próprio curta-metragem.

Canal de análise de filmes. Fala sobre a cinematografia, o estilo dos diretores, o que funciona ou não... é muito edificante!

video
Esse tem som :'D


Outra coisa que me ajuda é assitir animações diversas, prestar atenção de verdade em como são feitas, o que eu acho de bom ou ruim, o que me inspira... Estudar é um processo constante! Espero melhorar cada vez mais para um dia poder animar meu próprio curta.

Conforme eu for evoluindo, talvez poste meu progresso nesse ramo. E se vocês se interessarem, posso falar mais sobre não só anime de vez em quando como já vinha fazendo, mas também sobre cartoons e tal.

Espero que tenham gostado, e até a próxima! :D





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adoraria ler seus comentários!

Contato

shirayukin@hotmail.com
juliana.pomon@gmail.com