segunda-feira, 3 de outubro de 2016

Tutorial: Choker simples de renda

Olá!

Não sei vocês, mas eu tenho um monte de pedacinhos de renda perdidos, pequenos demais para usar em alguma roupa, lindos demais para jogar fora... foi aí que pensei em fazer chokers!

Tenho apreciado bastante o retorno da moda desse tipo de gargantilha. Pode ser usada desde uma referência ao rococó até o 90s goth (que é o que se vê mais nas lojas, já que está todo mundo nostálgico por essa década!).

É muito fácil e rápido de se fazer~


Materiais necessários:

- A renda ou fita que você vai utilizar
- Corrente de metal (uns 5cm, mais ou menos)
- 2 argolas de metal abertas
- 1 fecho tipo gancho
- 1 par de terminais metálicos para bijuteria

Materiais auxiliares:

- Fita métrica
- Tesoura
- Cola quente/super
- Alicate


Primeiro meça a circunferência do seu pescoço na altura que pretende usar seu colar. A medida não deve estar folgada nem apertada.

Corte a renda nessa mesma medida, procurando respeitar o design original. No meu caso, por exemplo, cortei em torno da rosa ao invés de fazer um corte reto através dela. Lembrando que neste projeto é melhor deixar a renda menor do que a medida, ao invés de maior.

Agora vamos colocar os metais! O modo mais prático é segurar o terminal com a parte lisa do alicate, como na imagem abaixo. Evite usar a parte dentada, porque ela vai marcar as peças de metal e não fica tão bonito.


Daí é só introduzir a renda nesse espaço aberto e fechar o alicate - mais de uma vez se necessário para mantê-la bem presa. Se não tiver um alicate desses, pode envolver a peça em um paninho e usar as mãos para apertar ou um objeto rígido para bater (com cuidado!). Faça isso nas duas pontas da renda, e a parte mais difícil já passou.

Terminal devidamente achatado


 Agora não tem muito mistério, e mais uma vez dá pra usar a parte lisa do alicate, um alicate de bijuteria ou até um alicate de unhas para trabalhar com as argolas.

Coloque ma argola de cada lado.
Em um dos lados, coloque o fecho tipo gancho.

Do outro lado, eu prefiro pôr mais uma argola, desta vez maior, para facilitar a colocação do choker depois.

Conectada a essa argola vai a correntinha, que serve para ajustar o tamanho do colar caso se torne necessário. É graças a ela que não tem problema se a renda for um pouco pequena!


Com isso, seu choker está prontinho para ser usado~

Claro que esta é uma versão bem simples, mas dá pra usar a mesma técnica em versões mais elaboradas. É só montar algo legal usando fitas, tecidos, rendas e o que mais você quiser e prender com os terminais como mostrei aqui.

O meu ficou assim!

Espero que tenham gostado, qualquer dúvida é só perguntar nos comentários~

Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adoraria ler seus comentários!

Contato

shirayukin@hotmail.com
juliana.pomon@gmail.com