sábado, 10 de agosto de 2013

Transformação: Blusa Lolita Parte I

Olá!
Eu sempre vejo as pessoas perguntando como alterar itens off-brand para que se enquadrem melhor na estética Lolita. Minha ideia é escrever uma série de posts mostrando jeitos simples de alterar essas peças, além de somente adicionar renda e babados.
Hoje eu vou começar com uma introdução e algumas sugestões de como alterar o caimento de uma camisa de botões simples para que ela se pareça mais com uma bela blusa apropriada para Lolita.

♦ Preparação
Escolha a blusa com a qual vai trabalhar. Quanto mais parecida com os resutados que deseja obter, mais fácil vai ser alterá-la. Transformações radicais são possíveis, mas às vezes encomendar uma blusa de uma costureira acaba valendo mais a pena.
Então pegue sua camisa e vista. Em quais partes ela cabe bem, e em quais não? O que você gosta nela, e o que quer mudar? Se puder, tire fotos vestindo-a, frente e costas (isso também é muito legal para montar um antes-e-depois quando terminar de alterar!).
Agora vá no HelloLace.net, Lolibrary.org ou outra ferramenta de pesquisa de roupas lolita de sua escolha, e procure blusas que se parecem o máximo possível com a que você tem, e blusas que são parecidas com o que você deseja ter. Salve as imagens que gostar, e vá brincar de estilista um pouco!

♦ Resolvendo problemas: Caimento
A maioria das blusas lolita é ajustada na cintura, mas muitas blusas off-brand não são. Você sempre pode pedir para uma costureira ajustar, mas já que o ponto desse post é ser meio faça-você-mesmo, aqui vão algumas alternativas que tem o duplo propósito de enfeitar a peça.

Pences podem ser uma bela alteração quando tudo que você precisa é diminuir um pouco a cintura da peça. A pence deve ser mais funda na cintura e afinar nas pontas. Com a camisa vestida do avesso, marque a parte maior do busto dos dois lados, e a parte menor da cintura também dos dois lados. Tire a camisa. Faça uma dobrinha (tipo um beliscão) de no máximo 2 cm de cada lado na linha da cintura e alfinete. Continue alfinetando em uma curva suave até a marca do busto. Faça a mesma coisa, com uma curva parecida da cintura em direção à barra da camisa. Certifique-se de que os lados estão simétricos e costure sobre a linha de alfinetes. Vire a camisa do avesso e você tem pences! Faça o mesmo nas costas se necessário, mas usando as omoplatas como referência ao invés do busto.


Pregas podem ajudar se a camisa é muito grande no corpo desde o ombro até a barra. Descubra quando de tecido você precisa eliminar, levando em conta a maior medida do seu torso (geralmente o busto). Aí precisamos de um pouco de matemática. Cada prega "gasta" o dobro de sua largura em tecido. Se você fizer uma única prega de 1 cm, você acaba diminuindo 2 cm da peça. Mas lembre-se de que você sempre deve fazer o mesmo número de pregas de cada lado da blusa! Por exemplo, se fizer três pregas de 1 cm de cada lado da camisa, ela vai ficar 12 cm menor. Tudo o que tem que fazer é alfinetar, passar e ferro e costurar linhas retas. É possível ainda estender as pregas para as costas, passando sobre o ombro, para diminuir ainda mais. Você tembém pode parar a costura das pregas na cintura, para que a blusa fique armadinha nos quadris.


Lacing (atacaduras com em um corset) é um detalhe divertido que você pode adicionar nas costas ou nas laterais da blusa, como nesse exemplo da Excentrique. Tudo o que precisa é uma renda vazada - algo assim - ou algum outro tipo de aviamento com espaço para passar uma fita. Escolha um posicionamento estratégico: eu recomendo costurar a renda sobre costurar ou pences já existentes. Você pode escolher onde vai começar e terminar e quão larga vai ser a área com o lacing, dependendo de quanto precisa diminuir e em que áreas. Depois é só passar uma fita pelos buraquinhos e agora você tem uma peça ajustável para tamanhos ligeiramente diferentes. 

Shirring (franzido elástico) é outra solução fácil e versátil. Isso só pode ser feito com uma camisa que está muito folgada na cintura, mas não tanto no busto (ótimo para quem tem cintura fina!). Você pode usar lastex para costurar linhas paralelas em torno na cintura. Se sua camisa é também muito longa para seu torso, pode tirar proveito disso e dobrar e costurar o tecido formando canais para passar um elástico em fita. Tem muitos outros jeitos de usar o franzido para se acomodar às suas necessidades e gostos. Mais exemplos: Um único elástico sob a busto para formar uma cintura império; colocar os elásticos até a barra para não armar no quadril; usar fita ao invés de elástico e amarrar em um laço.


Como eu disse, esse post não tem o intuito de ser um tutorial, mas se você quiser instruções mais específicas, por favor deixe um comentário e eu ficarei feliz em ajudar como puder. No próximo post eu vou continuar falando de camisas e blusas, e então passar para outras peças: saias e vestidos.
Eu também espero compartilhar minhas próprias experiências de costura e customizações em algum momento entre esses posts, então teremos alguns exemplos mais concretos de antes-e-depois.

Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adoraria ler seus comentários!

Contato

shirayukin@hotmail.com
juliana.pomon@gmail.com