terça-feira, 5 de julho de 2016

Peco-kei, menhera, uchuu-kei... o que são?

Ois!

Outro dia eu estava tranquilamente surfando pela internet quando me deparei com uma foto de "look do dia" com a tag uchuu-kei.

Fiquei olhando para o monitor com cara de tacho e um enorme ponto de interrogação em tons pastel surgiu sobre a minha cabeça. Pra mim, aquele look poderia facilmente ser descrito como fairy-kei ou aomoji ou algum desses outros estilos populares.
O mesmo eu poderia dizer de outros estilos elusivos surgidos recentemente, como menhera e peco-kei. E a partir daí comecei a pensar sobre como vários desses estilos quase não têm diferença entre si. Então pra você que ficou perdidinha que nem eu, vamos lá:

Antes de qualquer um desses, havia decora. Me lembro de quando lolita ainda era old-school e gyaru e decora eram estilos bem populares. Decora vem de decoration e basicamente consistia em looks cobertos por acessórios da cabeça aos pés: milhares de presilhas na franja, muitos colares, muitas pulseiras, muitas cores.

Decora ainda existe! Foto do vídeo do Tokyo Fashion

aomoji é um termo bem amplo: literalmente quer dizer "caracteres azuis", em oposição aos caracteres vermelhos nos títulos das revistas de moda mais tradicional. Ou seja, é um estilo que procura se opor às regras e convenções da moda, deixando cada um vestir o que quiser. Isso muitas vezes resulta em combinações excêntricas, que são o ponto mais marcante do estilo aomoji. Mas, como estilo sem regras, aomoji é praticamente impossível de definir. Alguns looks simplesmente tem "cara de aomoji", outros não. Pra mim, vários desses próximos estilos poderiam ser classificados como sub-estilos dentro de aomoji.

Kyary Pamyu Pamyu, musa do aomoji, e Janz no shoot inspirado que fizemos ano passado <3

Pelas minhas pesquisas, fairy-kei, pop-kei e spank! são a mesma coisa. Spank! na verdade é o nome de uma marca de roupas, e a própria dona da marca, Tavuchi, demonstra certa surpresa com o fato de algumas pessoas chamarem o estilo assim. É um estilo inspirado na cultura pop dos anos 80 até início dos anos 90, com muito uso de cores pastel. Noto que as pessoas tendem a associar o nome fairy-kei com os looks mais esvoaçantes e em cores claras, e pop-kei ou aomoji com os looks mais coloridos.

Tavuchi e Choco! Foto do JapaneseStreets

O nome menhera vem de mental health (saúde mental), e eu diria que faz parte da onda creepy-cute (onde se enquadra também o pastel goth - recomendo esse texto do Moda de Subculturas). É basicamente fairy-kei com elementos médicos ou hospitalares: curativos, pílulas e comprimidos, tapa-olho, byojaku (aquela maquiagem de doentinha), seringas, machucados falsos... como uma versão guro, mas não sangrenta. A meu ver, é mais uma temática sobre um estilo já existente, até porque alguns desses elementos já estavam presentes em outros estilos - por exemplo os curativos coloridos em decora.

Mei modelando para a marca Omocat, achei bem no espírito menhera!

Por falar em byojaku, existe também o Peco-kei. Quem é Peco? Aparentemente a nova musa de Harajuku. A fama dela ainda não se espalhou tanto pelo mundo, mas no Japão há uma certa Pecomania. Ela tem marca própria, a Peco Club, e seu estilo é mais para os anos 90, inspirado em As Patricinhas de Beverly Hills. Ela e o boy Ryucheru (muso do genderless-kei, basicamente androginia kawaii) parecem Barbie e Ken das antigas. Outro ponto importante é que por baixo de toda a fofura, Peco demonstra um pouco de atitude durona: às vezes as roupas têm spikes, palavrões ou frases feministas, o que não acontece na maioria dos estilos kawaii.

Saca só essa franja repartida no meio. Mais 90's não há.

Por fim, chegamos ao uchuu-kei. Uchuu é literalmente espaço sideral, e esse é o tema dos looks. Visualmente, também se enquadraria em fairy-kei/pop-kei ou aomoji, mas com ênfase nos metalizados, holográficos, estampas de estrelas, galáxias e alienígenas, ou o que os anos 80 achavam que o futuro traria. Acredito que esse seja também apenas um tema dentro de estilos maiores, mas como é bem novo, ainda não vi muitas pessoas explicando nem usando na prática, pode ser que o uchuu-kei ainda evolua. 

Estampas siderais e plástico à beça.

Enquanto escrevia o artigo, também me deparei com outros estilos/sub-estilos/temas similares que não são grandes ainda, mas quem sabe...

Mahou-kei: fairy-kei/tudo o que aprendemos hoje com temática de magical girl. Imagine Sailor Moon em tons pastel.

Party-kei: termo criado por uma moça canadense. Fairy-kei com tema festa de aniversário.

Será que esqueci de algum importante? Se souber mais sobre esses ou outros estilos similares, conta pra mim também! :D

Espero que tenha ajudado a desmistificar um pouco esses estilos. Parece que sempre estão surgindo estilos novos, mas muitas vezes eles são evoluções ou interpretações diferentes de velhos conhecidos.
Ah, e eu fiquei curiosa para saber o que vocês preferem: ter todos os estilos bem categorizados com características específicas ou classificações mais vagas e flexíveis?

É interessante que tanto os estilos japoneses quanto os ocidentais estejam convergindo para esse revival das décadas de 80 e 90. Talvez seja graças à internet e globalização, ou porque os fashionistas na faixa dos 20 anos estão se sentindo nostálgicos.

Pra finalizar, deixo esse videoclipe bem gracinha pra se inspirar, com styling da estilosa Elleanor:


Até a próxima!


10 comentários:

  1. Fui citada :0 hahaha agora sei da onde minha amiga pegou a foto do shoot xD falando nisso, podiamos fazer um revamp dele num local de arcade que tem perto de casa <3 e dai podemos bolar outras coisas hehe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fiz um ganchinho hehe
      Vamos sim! Tô com muita vontade de explorar mais esses estilos :D
      (se pá eu também boto uma roupinha)

      Excluir
  2. Que interessante esses estilos, confesso que nunca tinha ouvido falar antes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também achei, alguns desses eu só fui descobrir durante a pesquisa para escrever o post! haha

      Excluir
  3. Meninaaaaaaaa amei o seu artigo! <3
    Sério, eu sinto essa coisa de que os estilos japoneses estão em uma tremenda evolução, é dificil ver o decora ou um fairy-kei fechado nas fotos recentes do Tokyo Fashion! É como se eles estivessem evoluído para algo as vezes mais leve, ou mais pesado e assim vai seguindo. Acho isso interessante, pois é mais fácil vermos ocidentais usando estes estilos bem dentro das regras, enquanto no Japão em si está acontecendo uma evolução ~

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho muito interessante observar como o mesmo estilo desenvolve modismos diferentes dependendo do lugar. Mas com a força da internet, essas mudanças chegam mais rápido nos outros países agora. Por exemplo, as imagens que usei para menhera e uchuu-kei são de designers americanas (Omocat e Kathleen, respectivamente)!

      Excluir
  4. Mas Pastel Goth e Creepy cute não é a mesma coisa, as próprias japonesas dizem isso.....Pastel Goth é um estilo kawaii mas bem enfluenciado nos estereótipos góticos (perceba, estereótipos...nenhuma sólida conecção com a subcultura gótica, e sim uma inspiração quase caricata) e algumas pessoas Pastl Goth são parte da subcultura gótica, têm sim esse estilo de vida, mas a maioria só usa esse estilo de vestimenta. E Creepy cute não tem nada, mas nada nada a ver mesmo com o gótico. é exatamente como o nome diz, uma vestimenta kawaii meio sombria, algo meio como uma festa de halloween, não é uma subcultura nem ramificação dela. Tirando esse detalhe, esse artigo é mto interessante!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sinceramente não encontrei nenhuma distinção concreta entre os dois estilos na minha pesquisa e acredito que Pastel Goth e Creepy Cute (como estilo próprio) são sim quase iguais na prática.
      Eu confio no Moda de Subculturas porque sei que é um blog bem-pesquisado, mas se você tiver algum link interessante pra me passar diferenciando mais os dois, eu adoraria ler! :)

      Excluir
    2. Também não vejo Creepy Cute e Pastel Goth parecidos haha' Nem um pouco. Pastel Goth é bem mais 'adulto', sabe. Mais fashionista ocidental. Creepy Cute é bem padrão kawaii japonês, mas com estampas de olhos, ossos. Procura imagens pra você ver que tem um abismo de diferença: maquiagem diferente, feeling diferente, as roupas são adaptáveis aos dois (claro) mas o modo de usar é diferente. Eu também confundia, mas depois de ver imagens percebi diferença clara. Eu defini na minha cabeça assim: Pastel Goth é estereótipo de moda gótica com tons pastel; Creepy Cute é Fairy-kei com elementos grotescos (guro) e cor preta (às vezes).

      Excluir
  5. Tem uns que eu não sabia que existiam kkkk Gostei bastante de conhecer.
    Sobre definições: eu considero tudo como base Fairy-kei/Decora e introdução de estilo/gosto pessoal. Já Pastel Goth e Creepy Cute são mais trends. Eu acho que estilos com características definidas ajuda MUITO quem quer começar no estilo e meio que 'impõe' como estilo mesmo e não só uma mistura que resolveram dar um nome (que é bem o caso de Pastel Goth), mas não pode virar um bloco de cimento no qual você não pode adaptar nada (é meio impossível não adaptar nada nesses tipos de estilos mesmo que tenham características definidas). Por isso acho exagero dar um nome para essas temáticas/trends como se fosse um novo estilo.
    Parabéns pelo post :)

    ResponderExcluir

Adoraria ler seus comentários!

Contato

shirayukin@hotmail.com
juliana.pomon@gmail.com