segunda-feira, 15 de agosto de 2016

Aprendendo idiomas ~de graça~

Olá!

O tema de hoje é um pouco diferente do usual, mas é algo que acho muito interessante: aprender novos idiomas. Alguns são exigência do mercado de trabalho ou da vida mesmo, como o inglês. Outros podem aparecer na vida graças a parentes, amigos, conveniência, necessidade, hobbie... O fato é que a língua de um país é uma reflexão de toda a sua cultura e história, e isso é incrível (sem entrar no mérito das línguas inventadas, que representam culturas que nem existem!)

O que acontece comigo e, suponho, com outros também, é que nem sempre é possível fazer uma "provinha" e determinar com precisão qual o seu nível de conhecimento naquele idioma. Às vezes você ouve tudo, mas não fala nada; consegue ler, mas não entende o significado; sabe algumas coisas, mas não o suficiente pra se comunicar do jeito que gostaria.

Como recentemente comecei a me dedicar mais aos estudos de línguas por conta própria, resolvi compartilhar algumas dicas de técnicas e aplicativos de celular (disponíveis de graça, e aqui não rola patrocínio nenhum) que têm me ajudado a desenvolver as habilidades em níveis de conhecimento diferentes.

Nível Básico

Os bebês começam a aprender a língua mãe apenas ouvindo. Mesmo que com legenda, é importante assistir muitos filmes e ouvir muitas músicas na língua que se quer aprender. Pelo menos um pouquinho de vocabulário vai acabar sendo absorvido por osmose: geralmente palavras simples como "eu", "você" e "ohayou". Alguns jogos básicos também são bons porque aliam audição, leituras curtas e ganhar, que é o mais importante.
Além disso (já que não somos mais bebês), a internet é cheia de listas de palavras úteis nas mais diversas línguas e tabelas com alfabetos não-latinos e suas romanizações, se for o caso. É importante não só olhar os caracteres, mas tentar escrevê-los, montar palavras e depois frases. O tradutor do Google pode não ser muito certeiro, especialmente para frases mais complexas, mas é uma mão na roda nesse comecinho.

Nível "Intermediário"

Aqui é mais comum ter aquela área cinzenta que descrevi no começo do post: saber muito de uma coisa e pouco de outra. Por isso, os métodos mais úteis dependem das suas necessidades específicas. Em geral, acho legal ler quadrinhos ou histórias ilustradas no idioma que está estudando (textos curtos, imagens ajudando a compreensão). Melhor ainda seria tentar traduzi-los. O mesmo vale para músicas! Ir no karaokê, então, é um exercício completo: ouvir, falar/cantar, ler e interpretar a letra.
Aqui sim recomendo assistir animações, que costumam ter vocabulário mais básico, sem legenda ou com legenda no idioma original. Mudar o idioma do celular (mas não do teclado, né...) também pode ser uma boa, para ter contato diário com a língua. Só é importante lembrar: não adianta querer dar o passo maior do que as pernas; é melhor ir aumentando a dificuldade aos poucos. Mas também não adianta praticar só o que já se sabe: um pouco de desafio faz parte.


Nível Avançado

Acho que o mais importante nesse estágio é conseguir confiança para efetivamente comunicar o conhecimento já adquirido. E mesmo quando você já é craque num idioma, é muito importante praticar sempre pra não acabar esquecendo. Recomendo assistir muitos filmes e séries no idioma original sem legenda - de preferência com atores de carne e osso, que costumam falar de um jeito mais natural do que dubladores de desenhos e afins.
Participar ativamente de fóruns ou discussões online sobre assuntos que interessam também é legal porque, além de aprimorar o vocabulário especializado, é relativamente comum que outras pessoas corrijam erros gramaticais. Ter um pen pal/amigo por correspondência (ou email) internacional é outra ideia que vale a pena.

Comecei a aprender coreano por conta própria recentemente (depois de ter tentado por um breve período no colegial). Além de assistir doramas e ouvir k-pop, apesar de nem gostar tanto, alguns apps de celular têm me ajudado muito. Todos podem ser usados gratuitamente, mas nem sempre tem a versão em português (eu uso em inglês). São eles:

Korean Lite: o básico do básico, sempre útil. Palavras e frases simples separadas por situação de uso (várias são pagas, mas as gratuitas já ajudam bastante). Inclui a palavra/frase em hangeul, a versão romanizada, a tradução em inglês e um áudio demonstrando a pronúncia. Simples, mas eficaz.


Google Translate: o aplicativo para celular é ótimo, com funções que não conhecia no site. Com ele dá pra traduzir palavras e frases de praticamente qualquer idioma para outro. Isso pode ser feito digitando (no teclado tradicional ou teclado virtual na língua desejada), desenhando os caracteres na touchscreen, falando ou até mesmo tirando uma foto do texto que deseja traduzir - minha parte preferida. Também dá pra ouvir a pronúncia e traduções alternativas, então apesar da dificuldade do app com frases, é um dos mais versáteis.


PopPopping Korean - Pronunciation: app mais gracinha de todos. Minha sessão predileta é a "Rhythm Hangeul": você arrasta as letras para formar a sílaba e então a palavra, com recursos visuais e sonoros para ajudar a memorização. Parece um joguinho, mas não tem como ganhar ou perder. Muitas palavras são referências a k-pop. Os outros menus do aplicativo explicam um pouco da história e pronúncia da língua.

PopPopping Korean - Conversation: dos mesmos produtores do aplicativo anterior, esse app é um pouco mais avançado: já precisa saber ler os caracteres. São várias animações acompanhando o alienígena Pop enquanto ele tenta se enturmar com humanos na Coréia. Cada episódio tem 3 etapas: vídeo em que os personagens conversam dentro de um tema, depois questões de múltipla escolha, e então algumas frases para você treinar a pronúncia (o app não dá nota). 


Eggbun: funciona como um chat, só que de mentirinha. O mascote do aplicativo "conversa" com você, ensinando desde o começo, passo a passo - e você tem que responder corretamente pra mostrar que aprendeu e passar para a próxima lição. Esse é o que mais tem me ajudado, a repetição realmente fixa na memória.

Espero que esse post ajude alguém que também se interesse pelo assunto!

Até a próxima~



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adoraria ler seus comentários!

Contato

shirayukin@hotmail.com
juliana.pomon@gmail.com