domingo, 15 de junho de 2014

As Novas Regras Lolita - Parte I

Olá!

Como vão todos?

Às vezes eu me assusto com algumas coisas que leio na internet sobre lolita. Me fazem pensar "em que ano estamos?", no quanto a moda evoluiu, e ainda assim alguns conceitos, na minha visão já muito ultrapassados, continuam vindo à tona.

O problema principal é que essas "regras" vão passando pelo boca-a-boca virtual, acabam virando pseudo-argumentos e causando atritos extremamente desnecessários na comunidade. O mais importante é o resultado final, e com cuidado e bom gosto mesmo coisas fora do esperado podem ficar muito bem.

Comprimentos curtos

Desde que me lembro, a regra de ouro é: comprimento no joelho, 5cm a mais ou a menos exceto tea-length. De onde saíram esses números, eu não sei. Porque o Mana arrasa os curtos desde a primeira edição da Gothic & Lolita Bible até hoje.

GLB Vol. 1 e GLB Vol. 47, respectivamente.

Admito, esse segundo está um pouco curto até demais, mas como look completo não deixa de ser lolita só por causa disso. Pode até chamar de Ero se quiser. Mas o primeiro, sem dúvidas, é um conjunto muito elegante - mesmo sendo bem mais curto que 5cm acima do joelho.

Por que esses coords funcionam, enquanto outros exemplos curtos não ficam tão bem? Porque, fora o comprimento, a roupa cobre todo o resto. Há um controle sobre a quantidade de pele sendo exposta. E pra não virem dizer que só funciona porque é o Mana, achei essa foto de uma garota num Street Snap da GLB Vol. 40:

Ela está mostrando totalmente a região dos joelhos, mas não parece estranho. Isso porque pela roupa dela fica óbvio que a intenção não é ser sensual nem nada do tipo.

Na verdade, acho que Lolita pode ser interpretado assim: não uma preocupação em ser extremamente modesta, pudica e recatada, e sim uma falta de preocupação em ser sensual.

A Angelic Pretty é notória por lançar vestidos cada vez mais curtos, e ninguém deve se privar disso só por causa de uma "regra" boba. O importante é saber coordenar de modo que não fuja do conceito do estilo.

Entendo que a moda é, em parte, inspirada na Era Vitoriana, mas não é um revival do período. É um estilo moderno inspirado nele. Hoje em dia as mulheres são livres, votam, e usam saias do comprimento que quiserem - sem perderem a dignidade por isso.


O que me leva ao próximo ponto...

Braços de fora

Ou um cardigan por cima. Qualquer coisa, desde que seus ombros estejam cobertos. Essa é uma regra que desde o começo eu já via pessoas desmentindo - afinal, boa parte das lolitas do mundo vive em países com verão bem quente, e as várias camadas nem sempre funcionam nesse tipo de clima.

Ainda assim, de vez em quando aparece alguém reclamando dos braços desnudos dos outros, como se fosse o Bentinho em Dom Casmurro. Porque sair de casa sem blouse é ser "ita". Preparem-se, porque aí vêm imagens muito fortes.

Ambas da GLB Vol. 40.

Oh, que escândalo. Note que as duas usam decotes mais fechados. Novamente, aqui há um controle sobre a quantidade de pele exposta. Mas nada impede que se use um JSK de alças e decote quadrado, por exemplo.
Nesses casos, acho apenas que deve haver coerência: se os braços estão de fora por conta do calor, faz sentido que as pernas também estejam descobertas, com meias curtas ou algo do tipo. Isso ajuda a equilibrar o visual como um todo.

♦♦♦

Que outros mitos da moda Lolita vocês gostariam de ver desmentidos? Ou dicas para usar algum item difícil? Aceito sugestões!
Até a próxima!

9 comentários:

  1. Adoreeeeeeeeeeeeeeei *-* Acho q seria interessante ver algo sobre cetim ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oh, ótima ideia! Adoro ver tecidos diferentes em Lolita, esse seria um mito divertido de derrubar ;)

      Excluir
  2. Amei o post! Canso de ver meninas sendo chamadas de ita por não usar blouse por baixo de JSK ou pelo comprimento da saia, sendo que em vários lookbooks de burandos e nas GLB você encontra outfits dessa forma.
    Também acredito que o problema seja equilibrar o outfit como um todo.
    Ah, os outfits em questão no post são lindos. ♥

    Não consigo pensar em nenhum mito no momento, esses dois foram os que mais ficaram na minha cabeça desde que conheci lolita.

    - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
    framedinblood.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou :)
      Acho que as pessoas usam o termo "ita" a torto e a direito, agora qualquer pequeno deslize já é "ita"!
      Se o look é bonito e dentro do conceito, como esses da GLB, qual o problema de quebrar algumas regras, não?

      Excluir
  3. AHH tem uma coisa que até tava querendo fazer uma postagem sobre mas como não sou lolita acho que ficaria meio fora e.e mas acho que cai bem pra você :3 a muito tempo atrás li sobre o uso de sapatilhas em lolita ser horrível e tals, e também não via isso em revistas, mas de uns tempos pra cá ando vendo na kera o uso de sapatilhas, claro que levando em consideração como deixar mais bonito e tals focando na meia principalmente, se quiser eu tenho a revista que mostra isso e ainda trás algumas sapatilhas legais :3 dai posso te mandar por email~ (se quiser fazer um post abordando sobre tbm :3)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem pensado, sapatilhas! Outro dia vi foto de um coord muito fofo com sapatilha mas esqueci de salvar. Adoraria ver as imagens da sua Kera, se não for muito incômodo! (meu e-mail é shirayukin@hotmail.com) :D
      E eu sempre escrevo sobre estilos que não uso, haha. Liberdade de blogueiras! \o/

      Excluir
  4. "Preparem-se, porque aí vêm imagens muito fortes." "Oh, que escândalo." AHAHA
    ai, muito bom o post, dá pra ir mesmo quebrando CADA UMA das "regras" lolita que o povo insiste em falar! eu acho que na verdade muitas delas vieram de outfits que nem eram lolita pra começo de conversa, daí o trauma. acho que cada vez que alguma recomendação do tipo é citada, deveria ser acompanhada por um "mas".
    já postei inúmeras imagens no facebook de "lolitas fora da lei", não faltam exemplos maravilhosos pra pararem com essa conversa ultrapassada! tem também transparências, saltos finos/scarpins, decotes, falta de acessórios (na cabeça), falta de meia, etc, etc.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Haha, fico feliz que tenha gostado, Rika! :D
      Também acho que, quando falamos das "regras", tanto quem "ensina" quanto quem "aprende" deve tomar tudo com uma colher de chá e entender que não tem nada escrito em pedra.
      De transparências já falei um pouco aqui (http://snowroseblog.blogspot.com/2013/09/trends-lolita-pt.html) mas realmente, só a história dos itens obrigatórios (meias, acessórios de cabeça) já renderia muito...

      Excluir

Adoraria ler seus comentários!

Contato

shirayukin@hotmail.com
juliana.pomon@gmail.com