sexta-feira, 27 de junho de 2014

As Novas Regras Lolita - Parte II

Olá!

Fiquei feliz com a recepção do primeiro post da série e, seguindo as sugestões dos leitores, aqui está a segunda edição. Espero que gostem!

Desde o início da moda Lolita sempre houve uma preocupação em se distanciar da ideia de cosplay, de fantasia. Ao mesmo tempo, muitas pessoas usam a moda para se distanciar da moda "convencional", mainstream.

São duas posições válidas, mas que acabaram excluindo categorias inteiras de coisas que poderiam muito bem ser usadas na moda, mas que as pessoas ainda têm medo de usar. As regras - ou mitos -  que vou abordar hoje têm a ver com isso.

♦ Cetim

Sugestão da Tay - muito obrigada!

Okay, eu até entendo a origem desse mito de que cetim e tecidos brilhantes em geral não devem ser usados em Lolita. Afinal, a maioria das fantasias que se compra são feitas daquele cetim bem brilhante, barulhento, que faz todas as fotos parecerem ter sido tiradas com flash.

Só que nem todo cetim é assim feio. Pra começar, cetim originalmente vem da seda: um dos tecidos mais nobres e bonitos de todos os tempos, muito usado em vários dos períodos históricos nos quais a moda Lolita se baseia.

Hoje em dia a maioria dos tecidos de cetim é feito com poliéster (sim, inclusive as peças de Brand), a versão mais econômica (e vegana), mas não necessariamente mais feia. Existem várias qualidades de cetim de poliéster, e o usado nas fantasias baratas é só o pior.

Camisa da Baby e OP hiper elaborado da Meta.

O ideal é buscar peças com tecidos mais encorpados e brilho discreto. Se já parece muito brilhante na sombra, vai ficar ainda mais escandaloso em fotos e sob o sol. Quando o cetim é de qualidade acaba dando um aspecto mais formal ao coord, ao invés da impressão de peça barata.

Se não quiser se jogar de cabeça comprando uma peça totalmente brilhante, existem algumas opções muito bonitas e que adicionam ainda mais interesse e textura à roupa.

À esquerda, um exemplo de lace overlay: um tecido de renda sobre um forro de cetim, deixando transparecer a cor vibrante e o brilho do tecido.

O efeito nesse vestido da Moitié simplesmente não seria o mesmo com um tecido fosco por baixo. O laço também é de cetim, o que é outro ótimo jeito de introduzir o tecido discretamente.

Abaixo temos dois exemplos da Metamorphose que usam tecidos com uma "estampa" formada com a mistura de partes brilhantes e partes foscas.

Adoro esse tipo de motivo formado com o fio do próprio tecido. O efeito é parecido no jacquard: uma estampa toda da mesma cor, com um toque acetinado que só aparece sob a luz correta e parece mudar ou desaparecer conforme a pessoa se movimenta.

♦ Sapatilhas 

Sugestão e imagens da Janna, muito obrigada! *-*

O uso de sapatilhas em Lolita também sempre foi muito discutido. O que pesa mais: conforto e praticidade, ou beleza e adequação ao estilo? Isso porque, tradicionalmente, sapatos lolita têm pelo menos um saltinho ou solado mais pesado e algo passando por cima do peito do pé.

As sapatilhas, ou ballet flats, quebrariam então essas regrinhas. Mas é para isso mesmo que estamos aqui! A Janna compartilhou essas imagens das Keras de novembro e março, mostrando justamente como usar sapatilhas com Lolita de modo harmonioso.


São sapatilhas mesmo, daquelas que se encontra facilmente em qualquer shopping do Brasil, e não são nem assim tão elaboradas. A revista inclusive dá várias sugestões de modelos de sapatos, combinando tanto com Sweet quanto com Classic - mas acho que um slipper preto também ficaria muito bem com Gothic!


Não consegui tirar muitas informações do texto com meu escasso conhecimento de japonês, mas só pelas imagens dá pra entender muita coisa. Por exemplo, combinar o esquema de cores do sapato com o do resto da roupa, o que pode parecer óbvio mas muitas vezes não acontece!

Assim como as sapatilhas em si, os coords mostrados aqui também são relativamente simples, trazendo a maioria dos detalhes para a parte de baixo, principalmente nas meias. Isso traz uma "força" maior para a região dos pés, equilibrando com o volume da saia.

Resumindo: não precisa ser a sapatilha mais especial de todas, mas também não é uma sapatilha qualquer só para quebrar um galho. É uma roupa toda pensada para ser usada com esse tipo de sapato. Uma ajuda muito grande para pessoas com problemas de saúde ou que têm de ficar de pé ou andar muito, sem precisar perder o estilo ou se limitar ao casual.

Espero que tenham gostado e aproveitem as inspirações do post, e continuo aceitando sugestões para próximos temas! ;)

Ah! E pra quem não viu ainda, agora tem uma página no Facebook para a lojinha, Snow Rose Shop!
https://www.facebook.com/snowroseshop - curtam por favor! :D

Até logo!

4 comentários:

  1. ahh *-* se lembrar de outras coisas aviso aqui xD

    ResponderExcluir
  2. Oi Juliana! ^^
    Adorei o post, é realmente bom ver que o leque de coisas e materiais está se ampliando na moda lolita. Eu não conhecia muito bem o cetim e com certeza agr eu entendo sobre ele.
    Adorei você falar que as sapatilhas, não são para "quebrar um galho" e sim para adaptar, é legal porque em dias que temos que andar muito usando lolita, elas são bem mais confortáveis *-*

    Parabéns pelo post. ^^

    PINKPUFFYNANA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou! Tem muitos itens ~incompreendidos~ em Lolita, mas acho mais legal ter várias opções e saber trabalhar com elas!
      Obrigada pelo comentário :D

      Excluir

Adoraria ler seus comentários!

Contato

shirayukin@hotmail.com
juliana.pomon@gmail.com