Mostrando postagens com marcador arte. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador arte. Mostrar todas as postagens

terça-feira, 28 de junho de 2016

Animação

junho 28, 2016
Olá!

Sempre gostei de assistir a desenhos animados, fossem cartoons ou animes, mas no último ano passei a me interessar mais por como eles são feitos. Adoro aprender coisas novas por mim mesma, então resolvi que queria aprender animação 2D!

Fiona e Cake de Hora de Aventura

Como sempre, minha maior professora até agora tem sido a internet. Claro que existem vários cursos e livros interessantes sobre o tema, inclusive estou considerando comprar o mais famoso, "The Animator's Survival Kit", mas sabe como é... nada melhor do que quebrar os estereótipos de que na internet só tem porcaria (leia-se: a grana é curta haha).


  


Todo mundo começa com o famigerado exercício da bolinha 

Para quem também se interessa, hoje vim compartilhar alguns dos recursos online totalmente gratuitos que vêm me ajudando a aprender sobre a arte da animação. São em inglês, mas em geral têm muitas imagens que facilitam o entendimento.

E pra quem não se interessa, incluí um monte de gifs das minhas tentativas~ :D

Minha primeira animação andando

Conhecer os 12 princípios básicos da animação é um dos primeiros passos, eu acho. Sobre essa fundação é contruído todo o resto. A lista original foi criada por Ollie Johnston e Frank Thomas no livro The Illusion of Life. Acho que os vídeos desse canal no YouTube explicam bem os conceitos!

Super lista contendo 51 sugestões de exercícios para treinar sua animação, divididos por nível de dificuldade. Pra mim foram (e continuam sendo) muito úteis. Animação é uma daquelas coisas que não dá pra ficar só na teoria: tem que testar na prática tudo o que aprendeu, e durante esses testes se aprende mais e mais. A maioria dos gifs desse post saíram de exercícios dessa lista.

Minha tentativa dos exercícios 13-Salto e 14-Levantando de um assento. Referências de vídeos ou até de você mesmo são muito importantes! 



Essa playlist no YouTube tem tutoriais bem práticos e úteis sobre diversos aspectos dentro da animação, como composição, design de personagens, etc. Engloba todo o processo de se produzir um curta, não apenas o desenho dos frames em si.

Vlogs do RubberOnion
São vlogs de um animador que decidiu fazer um curta de animação inteiro sozinho. É muito interessante por ser muito real: ele lida com bloqueio criativo, mudanças de planos, coisas da vida que acontecem e às vezes impedem projetos pessoais assim de seguirem em frente - e pra mim isso é estranhamente inspirador. De qualquer forma, o RubberOnion mostra várias etapas de seu processo de animação e até coisas como criar seus próprios efeitos sonoros e dublagem.

Virando a cabeça: sem emoção e com emoção

Pra quem já está um pouco mais avançado, o 11 Second Club é uma oportunidade para treinar mais. Todo mês eles disponibilizam um áudio de 11 segundos com algumas falar tiradas de um filme ou seriado. Para participar do concurso, "basta" enviar sua animação com personagens encenando aquelas falas! O prêmio é só satisfação pessoal, eu acho, mas o importante mesmo é ir postando nos fóruns para receber um feedback dos coleguinhas. Nunca participei até o fim, mas pretendo!

Além dos tutoriais de animação em si, acho que também vale a pena estudar outros assuntos relacionados: desenho, arte digital (se for o caso, eu prefiro animação "tradigital" a flash), composição, cinema (se a intenção for animar um curta, por exemplo)... Então aqui vão as minhas sugestões:

Para arte digital. Gosto principalmente dos vídeos mais antigos, com críticas de desenhos e tutoriais. Há também um fórum de mesmo nome.

Vídeos com várias dicas e tutoriais sobre desenho e arte digital, e a voz do moço é tão boa de ouvir haha.

Vídeos bem-humorados analisando curtas indie e dando dicas ótimas sobre como filmar (ou animar, né não) seu próprio curta-metragem.

Canal de análise de filmes. Fala sobre a cinematografia, o estilo dos diretores, o que funciona ou não... é muito edificante!

Esse tem som :'D


Outra coisa que me ajuda é assitir animações diversas, prestar atenção de verdade em como são feitas, o que eu acho de bom ou ruim, o que me inspira... Estudar é um processo constante! Espero melhorar cada vez mais para um dia poder animar meu próprio curta.

Conforme eu for evoluindo, talvez poste meu progresso nesse ramo. E se vocês se interessarem, posso falar mais sobre não só anime de vez em quando como já vinha fazendo, mas também sobre cartoons e tal.

Espero que tenham gostado, e até a próxima! :D





terça-feira, 21 de junho de 2016

Mudando o visual

junho 21, 2016
Olá!

Notaram algo de diferente no blog?

Achei que o tema antigo estava muito poluído visualmente e precisava de uma atualização. Apesar de algumas dificuldades que tive para tentar deixar o layout como queria, fiquei bem satisfeita com a versão atual. Bem mais moderna e versátil, não?

Também estou testando um sistema mais simplificado de tags. Infelizmente não posso mudar as tags de todos os posts antigos, mas espero que daqui pra frente tudo fique mais organizadinho.

A mudança foi em parte porque quero expandir a variedade de assuntos abordados aqui no blog, sem ficar presa somente ao street style japonês/Moda Lolita, que até então eram (mais ou menos) o foco.

O outro motivo é que eu fiz algumas mudanças no meu próprio visual, então estava a fim de mudar tudo de uma vez! haha

Se não fosse isso, a arte do banner seria essa mais antiga

Cansei do cabelo meio mullet que tinha antes, e quis cortar todo chanel com franja. Franja reta é uma coisa que nunca deu muito certo comigo, por ter o cabelo ondulado-cacheado, mas quis arriscar mesmo assim. Ficou melhor do que pensei, mas pior do que gostaria. Considerei até fazer alisamento permanente só na franja, mesmo com medinho de estragar tudo por ter o cabelo ~virgem~ e fios muito finos.

Logo que cortei e um mês depois

Só que como meu cabelo cresceu muito rápido (cortei o comprimento na altura do queixo, 2 meses depois já batia no ombro) e a franja estava incomodando, resolvi arriscar mais ainda e cortá-la em casa mesmo do jeito que eu realmente queria: bem curta, acima das sobrancelhas. E não é que deu certo? O segredo pra mim foi puxar mais cabelo para a franja, deixando ela mais grossa. Assim fica mais pesada e não ondula tanto, além de cobrir mais os espaços deixados pelo redemoinho. Amei!

Ainda assim, o resto do cabelo estava muito comprido, então fui ao cabeleireiro de qualquer forma. Quase não precisou acertar a franja, e agora meu cabelo está curtinho, fofinho e volumoso do jeito que eu gosto.

Agora todo mundo sabe qual é o meu "lado bom" haha

Talvez as mudanças pareçam pequenas pros outros, mas pra mim é importante estar feliz com meu cabelo. Não sou muito de ter dó de cortar, desde que ele fique com o formato que eu gosto.

E foi daí que surgiram a foto nova na seção "sobre" e a arte no banner~

Quase igual mas é diferente tá

Depois de tantas selfies, acho que até eu enjoei de ver meu próprio rosto lol me desculpem~

E aí, o que acharam do layout novo?
Me avisem se sentirem falta de algo :)

Até a próxima!

Contato

shirayukin@hotmail.com
juliana.pomon@gmail.com